QUESITOS DE JULGAMENTO DOS FESTIVAIS DA CULTURA JUNINA AMAPAENSE
                     Foto: Armstrong Souza 
                                           Quadrilheiro Junino Heraldo Almeida
Em 2011, a convite da Secretaria de Cultura do Amapá(Secult), com a aprovação da LIGAJAP, fui convidado para apresentar uma nova proposta do manual do julgador, dos concursos das quadrilhas juninas, com as regras dos quesitos, de acordo com as técnicas exigidas, pois o que estava sendo utilizado, há anos, não atendia mais as necessidades do nível dos projetos.
Hoje, tomei a liberdade, com a autorização do presidente Rony Oliveira, da Liga Independente dos Grupos e Associações Juninas do Amapá(LIGAJAP), de postar aqui, o manual do julgador, para compartilhar com os quadrilheiros juninos, pois, chegamos a conclusão de que cerca de 90% deles, principalmente dos dançarinos, que são os que executam os projetos(dançando), desconhecem as regras, o que vem comprometendo no resultado dos concursos, chegando a prejudicar o grupo, durante as apresentações, e sem esse conhecimento, eles não sabem os seus direitos e deveres. Somente os jurados são treinados, todo ano, e os quadrilheiros juninos nunca receberam treinamentos e nem as orientações técnicas dos quesitos.
Observe a cada detalhe, estude, interprete e discuta com seus  amigos de grupo, pois o objetivo é esclarecer as dúvidas, assim o espetáculo fica mais competitivo. Boa sorte.
1º: MARCADOR
É o principal responsável em subsidiar a comissão julgadora de tudo o
 que o grupo está proposto a apresentar. Ele é fio condutor da temática 
que leva a energia necessária aos outros quesitos e abastece os 
julgadores. Para conseguir um bom desempenho o marcador tem que ter 
total domínio das ações, apresentando o grupo ao público com muita 
convicção, conhecimento, postura, estilo próprio, dinâmica, 
objetividade, segurança, criatividade, bom posicionamento dentro do 
espaço físico (sem prejudicar o desenvolvimento do grupo), e domínio de 
todo o projeto que está sendo apresentado.Marcador é o nome do quesito, 
mas com a evolução da quadra junina, ele é uma espécie de apresentador 
de tudo o que o grupo está apresentando.O marcador se utiliza ou não do 
recurso de microfones. Ele pode marcar por gestos, sinais, elementos 
cenográficos (objetos), mas a grande maioria utiliza o microfone como 
principal instrumento de comunicação, para isso é de fundamental 
importância que ele tenha uma boa oratória, poder de improvisação (se 
for o caso), mas sem deixar claro, principalmente para o júri, possíveis
 ou eventuais equívocos. Esse recurso expressa o conhecimento, sabedoria
 e inteligência do marcador, e é por isso que ele tem que ter total 
domínio de todas as ações do grupo.Nada impede o marcador de dançar com o
 grupo ou só, mas não é obrigatório. É permitido que ele se apresente 
com performances, desde que isso não prejudique o andamento evolutivo do
 grupo, pois a função do marcador é outra, marcar e apresentar dentro de
 uma proposta, mas esses recursos (performances) têm que estar dentro da
 proposta.A indumentária do marcador tem que estar totalmente de acordo 
com o tema, pois ele é um personagem dentro de uma proposta, logo será 
avaliada, analisada e julgada pelo júri do quesito que ele defende.
CONSIDERAR:- A possível queda do microfone e de qualquer outro 
elemento a ser utilizado por ele como: Chapéu, arranjos, adereços da 
indumentária e performances (com possíveis efeitos 
cênicos).DESCONSIDERAR:- A possível falha na sonorização, principalmente
 no microfone, falta de energia elétrica, dançar ou não.- A utilização 
do uso de papel como recurso para leitura da proposta.
2º: CONJUNTO
Nos concursos de quadrilhas juninas, conjunto é o todo, é a união dos
 elementos apresentados pelo grupo de forma harmoniosa, em consonância 
com a temática, com várias observações no comportamento geral do grupo 
como: A formação do grupo nas evoluções das danças, passos de quadrilha,
 sincronismo e harmonia das músicas com a execução dos movimentos dos 
dançarinos, indumentárias padronizadas e completas e a uniformidade de 
todos os quesitos.
O perfeito entrosamento e execução dos quesitos proporciona um melhor entendimento do que é Conjunto.
Quando um dançarino(a) se apresenta sem a sua outra parte, chamada de
 par, meu cavalheiro ou a minha dama, que forma um casal, ou seja, 
sozinho, esse elemento quebra o conjunto e a harmonia do grupo.
A Indumentária, por exemplo, tem o seu conjunto que é composto de 
todos os elementos (adereços), de acordo com o que é representada dentro
 da temática, e se isso não ocorre o Conjunto da proposta está sendo 
prejudicado. Assim como os demais quesitos que necessitam estarem em 
perfeito entrosamento para se cumprir e se ter um bom Conjunto.
CONSIDERAR:- Cavalheiro sem a sua dama ou vice versa, a não ser que 
isso esteja no projeto e seja justificado. (quebra da harmonia e do 
conjunto).- A desarmonia do grupo em sua execução.-A queda de qualquer 
elemento durante a apresentação (principalmente da Indumentária), cênica
 e outros. Tudo tem que estar perfeito.- A possível falta de domínio do 
espaço, compromete o conjunto do grupo.- A falta de sincronismo na 
execução das evoluções.- O possível desmaio de dançarino(a), durante a 
apresentação, quebra o conjunto.
DESCONSIDERAR:- Eventuais panes na sonorização e outras necessidades de ordem técnica.
3º: MISS CAIPIRA
Miss Caipira é considerada a mulher mais importante do grupo, em 
todos os sentidos, é aquela que deve dançar mais e a que ocupa o lugar 
de destaque no grupo. Todas as suas atitudes, assim como sua 
indumentária, terão que estar de acordo e dentro da proposta temática. 
Em alguns momentos a Miss caipira é quem conduz as evoluções e as 
coreografias do grupo, começo meio e fim, mas isso não é 
obrigatório.Algumas regras devem ser obedecidas pela Miss Caipira e que 
são de fundamental importância para garantir sua boa apresentação e seu 
bom desempenho, de acordo com os princípios básicos da dança e com a 
temática proposta como: Coordenação motora, estilo, ritmo, sincronismo, 
alinhamento, segurança, elegância, desembaraço, simpatia, criatividade, 
atitude, leveza e domínio do que está sendo apresentado. Cada um desses 
pré-requisitos é de responsabilidade de cada Miss Caipira, ela tem que 
vir preparada para receber a idéia do coreógrafo.De acordo com a 
proposta de cada grupo, a Miss Caipira faz sua apresentação em dois 
momentos OU NÃO: Um individualmente e o outro com o grupo durante os 
trinta minutos regulamentares. Durante toda a apresentação ela está 
sendo minuciosamente observada pelo(s) jurado(s) do quesito. Sua 
apresentação individual não é uma obrigatoriedade, uma regra, e sim, 
fica a critério de cada proposta.Assim como o Marcador, a indumentária 
da Miss Caipira, também, tem que ser avaliada, analisada e julgada pelo 
jurado do quesito.O excesso nos movimentos do corpo, expressão facial e 
saltos desnecessários, podem prejudicar o desenvolvimento da Miss 
Caipira e ferir as regras da dança, principalmente na sua apresentação 
individual, pois é necessário definir coreografia de evolução. Já ficou 
entendido que a Miss Caipira tem como principal requisito, a nobreza. 
Ela é lorde, a princesa da corte, o símbolo maior de uma quadrilha 
junina, por isso que foi a escolhida para ocupar o trono, por ser a mais
 bela.A sua função e o seu papel, dentro do grupo é de fundamental 
importância, pois é ela quem defende, sozinha, um único quesito. Sendo 
assim, não pode e nem deve promover deslizes, como o improviso durante a
 sua apresentação, pois esse é considerado o seu maior crime. E só para 
ilustrar, o improviso é o princípio do erro.
CONSIDERAR:- A eventual queda de qualquer elemento utilizado na 
apresentação da Miss Caipira (adereço, arranjo, peça da indumentária, 
sapato, se houver, e outros).- Improviso na excussão coreográfica e na 
evolução da dança, a insegurança na apresentação.-- A má utilização dos 
elementos cênicos (se houver).- Possíveis tropeços, escorregões, quedas.
DESCONSIDERAR:- A eventual pane na sonorização e a falta de energia elétrica, e qualquer outro problema de ordem técnica.
4º: INDUMENTÁRIA
A Indumentária, assim como tudo o que é apresentado nos concursos de 
quadrilhas juninas, é a roupa, a peça, vestuário e o uniforme que será 
vestido por todos os que fazem parte do grupo e que tem que estar de 
acordo com a temática. Ela tem que ter a clareza dos elementos 
utilizados, das peças, combinação de cores, efeito visual, plasticidade,
 impacto, riqueza e principalmente a criatividade, que independe de 
qualquer material, seja de valor oneroso ou não (mais econômico). Todos 
fazem com que a Indumentária esteja completa. Mas, se mal elaborada e 
usada, pode vir a prejudicar na sua avaliação. É importante frisar que 
as avaliações são técnicas e por serem, é necessário que sejam 
observadas e exigidas suas regras. Pois, a arte não comete nenhum 
crime.A indumentária é a parte ilustrativa do espetáculo, ela vai dar 
vida a cada integrante, personalizando melhor os elementos.O efeito 
visual da Indumentária é reflexo da boa harmonia dos elementos 
utilizados pelo estilista, na composição e confecção da obra. Quando 
esses elementos aparecem de maneira satisfatória aos olhos da arte, aí 
ficou entendida a proposta e a aplicação desses elementos. Isso se chama
 criatividade.As quadrilhas juninas apresentam diversas indumentárias (e
 todas devem ser apresentadas dentro da temática). A Indumentária da 
Miss Caipira, dos casais destaques, do quadrilhão (aqueles que não são 
destaques, mas que estão de acordo com a proposta), a do Marcador e ou 
das participações especiais (se houver). Em todo esse conjunto de 
Indumentárias tem que ser observado, minuciosamente, cada detalhe, que 
com certeza fará a diferença em sua avaliação. A indumentária, além de 
tudo isso, tem que ser uma festa para os olhos de quem ver.
CONSIDERAR:- A possível queda ou desmanche de qualquer parte de 
elementos da Indumentária. Ela tem que estar completa, intacta do começo
 ao fim da apresentação do grupo, para receber sua avaliação.- A falta 
de criatividade, de conhecimento na cromática das cores.
DESCONSIDERAR:- Qualquer manifestação de ordem técnica da sonorização, durante a apresentação do grupo.
5º: PASSOS DE QUADRILHA
Os Passos de Quadrilha podem ser tradicionais ou estilizados. A 
maresia, serrote, grande roda, túnel e outros, receberam algumas 
modificações na sua maneira de executar, ficaram mais criativos com a 
inclusão de alguns elementos cênicos, teatrais, ficaram mais atrativos, 
mais espetaculares, com mais efeitos visuais nas evoluções, e receberam 
novas formas geométricas (desenhos), o que proporcionou uma melhor 
estética. Os Passos de Quadrilha tradicionais, não deixaram de existir e
 nunca deixarão. A valorização e o respeito com a essência permanecem e 
continuarão eternamente. A mudança está na forma de executar os 
movimentos. A criatividade entrou em cena e transformou os “Passos de 
Quadrilha” em espetáculo, tomando conta e obrigando a evolução do 
quesito.Como são evoluções e não coreografias, os Passos de Quadrilha, 
também necessitam de regras e técnicas para suas execuções evolucionais:
 O serrote não pode ser desenvolvido com as mãos soltas, o túnel tem que
 estar totalmente coberto (com as mãos ou com outros elementos), com 
isso, a maneira de executar pode ser diferente (formas), mas o que não 
podemos permitir é que os grupos modifiquem o que foi criado e que até 
hoje é necessário que permaneça, a criatividade na excussão está fazendo
 a diferença na estilização. Novas evoluções e movimentos, com 
“desenhos” diferentes, foram incluídos no quesito, mas os tradicionais 
permanecem. O que tem que ser observado, além das novidades, é a 
perfeição, criatividade nos desenhos, nos movimentos e na execução das 
evoluções, sem ferir a regra.Muitas quadrilhas juninas executam os 
Passos de Quadrilha sem as músicas que serviram de referência, mas isso 
vai de cada proposta, desde que se justifique na sinopse e esteja na 
temática. Mas, a origem junina não pode ficar olhando do lado de fora 
sem participar da festa, que também é sua. Ela não pode ficar e nem deve
 ser esquecida.A utilização de adereços na execução dos Passos de 
Quadrilha, com novos movimentos, deu maior visibilidade, dinamismo e 
riqueza na maneira tradicional da evolução.É necessário que o julgador 
do quesito observe no projeto (planta baixa), se está justificado e 
quais os Passos de Quadrilha que o grupo está se propondo a 
executar.Exemplo: Um determinado grupo justificou, em sua planta baixa, e
 disse que vai executar apenas o serrote e o túnel, e outro grupo, um 
número maior. Os dois estão corretos, mas tem que justificar e informar o
 que será apresentado.Portanto, avalie e julgue o que está sendo 
apresentado pelo grupo e não o que ele deixou de apresentar, mesmo 
sabendo que existem inúmeros Passos de Quadrilha, pois cada grupo tem o 
seu projeto.
CONSIDERAR:- A possível falta de conclusão dos movimentos.- A 
possível quebra na evolução dos Passos de Quadrilha.- A não execução 
correta dos Passos de Quadrilha.DESCONSIDERAR:- Qualquer problema 
técnico com a sonorização e a falta de energia elétrica, durante 
execução dos Passos de Quadrilha.
6°: HARMONIA DE PASSOS E EVOLUÇÃO
São dois quesitos com características parecidas, num só. Um está 
casado com o outro. A harmonia de Passos é o perfeito entrosamento do 
que está sendo tocado (música) com os movimentos do corpo em plena 
execução (coreografias, danças e evoluções), em pleno sincronismo. Corpo
 em movimento e música, juntos, formam uma perfeita harmonia de passos e
 evolução, colocando ordem entre as partes desse todo. Já a evolução, 
também obedecendo a ordem do canto, é a constante movimentação 
harmoniosa do grupo.São através da harmonia de passos e da evolução que 
se detecta as perfeitas aplicações dos movimentos ou se detecta os 
possíveis erros. Portanto, o sincronismo e a clareza das interpretações 
evolutivas têm que caminhar juntos, sem quebrar a seqüência e obedecendo
 as regras.A falha de um brincante, na execução de um movimento, fica 
visível a sua desarmonia com o grupo, pois como já anunciamos, a 
harmonia dos passos e da evolução tem que estar uniforme durante toda a 
apresentação do grupo.Corpo em ação, movimentos iguais, gestos 
padronizados, ritmo, interpretação e coordenação motora, são critérios 
fundamentais para uma boa harmonia de passos e evolução.O quesito é 
casado, como já falamos. Harmonia de Passos e Evolução, por isso, não 
basta apenas a perfeição em um. É de extrema obrigatoriedade que os dois
 sejam obedecidos. Isso é regra. Pois, nesse caso, eles caminham juntos.
CONSIDERAR:- A apresentação da harmonia dos passos sem a evolução, ou
 vice versa.- Movimentos diferentes, dos dançarinos, na mesma 
coreografia e evolução.- Qualquer descumprimento do que pede o 
quesito.DESCONSIDERAR:- Qualquer problema de ordem técnica durante a 
apresentação do quesito.
7º: CRIATIVIDADE
Criatividade é a habilidade para se pensar diferente. A capacidade de
 ver o que ninguém viu antes. Quanto mais criativa for a idéia para a 
realização do espetáculo, melhor será seu desenvolvimento 
competitivo.Criatividade é o processo que resulta em um produto novo 
e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas dentro de uma 
proposta, e a quadra junina está diretamente dentro desse contesto.
Em concurso de quadrilha junina, criatividade é tudo o que o grupo se
 propõe a apresentar, obedecendo a temática, claro. A criatividade vem 
desde a entrada, no momento em que o marcador inicia sua saudação, até a
 saída do grupo.
A criatividade está presente em todos os momentos da apresentação, da escolha da temática a arte final da obra.
Adereços, cenografias, efeitos, formas, gestos, iniciativas, 
atitudes, aplicação do material e confecção da indumentária, maneira de 
dançar, coreografias, evoluções. Tudo serve de sustentação para que a 
proposta seja criativa. Todos os elementos utilizados fazem parte da 
criação do projeto.
Obs: Todo projeto tem que estar dentro da temática e jusificado, pois é ela quem diz como o grupo deve caminhar.
8º: ENTRADA E SAÍDA
É um quesito dividido em duas partes: A entrada e a saída do grupo, 
início e fim da apresentação.A Entrada de uma quadrilha junina tem que 
ser impactante, eletrizante, empolgante, alegre, de forma harmoniosa, 
evolutiva e emocionante.É o cartão postal do grupo, é ela quem diz como a
 quadrilha vem. Ela vem pedindo passagem, saudando o público e a 
comissão julgadora.A saída é a despedida do grupo. Ela vem mostrando a 
satisfação do dever cumprido, do grupo ter realizado com sucesso o seu 
projeto. De ter deixado claramente a mensagem que o tema propôs.Assim 
como a entrada, a saída tem que causar impacto, empolgação, contagiante,
 harmoniosa nas evoluções, alegre. Com a certeza de ter deixado saudade 
pela brilhante apresentação.Tem que ter clareza do que a proposta quer 
dizer e no que está sendo executado. Tem que ter objetividade.Tudo o que
 é apresentado na entrada e na saída do grupo, faz parte do projeto e 
por isso tem que estar incluído na temática.Como todas as entradas e 
saídas seguem a temática, alguns grupos podem executar de maneira 
diferente dentro da proposta, mas os critérios são os mesmos.
9º TEMA
Ele é o pai, o conselheiro, o autor, o responsável por toda idéia 
apresentada. É ele quem autoriza tudo o que deve ser feito. É o ponto de
 partida para tudo o que o grupo se propõe a realizar.Todos os outros 
quesitos devem obediência a ele, sem exceção. Antes de se pensar em 
realizar qualquer ação, ele deve ser consultado. É ele quem autoriza o 
Marcador a realizar o seu trabalho, o estilista a desenvolver e 
confeccionar os figurinos e indumentárias, o coreógrafo a criar os 
movimentos da dança, evolução, passos de quadrilha, entrada e saída, 
ensaiar a Miss Caipira e a escolha das músicas. Todas as ações têm que 
ser rigorosamente autorizadas por ele. Nada pode ficar fora do que o 
senhor Tema idealizou.O tema é o fio condutor, o dínamo que vai levar 
energia aos outros quesitos, sem essa energia nenhum quesito terá a 
luminosidade, ou seja, o enriquecimento artístico para o espetáculo.Cada
 grupo tem a obrigatoriedade de apresentar a sinopse, que é o grande 
roteiro que vai orientar e dar a base necessária para um julgamento 
dentro da proposta do grupo.O tema é universal, desde que leve uma 
proposta coerente, que vá somar com o enriquecimento cultural de uma 
sociedade. Ele tem que contribuir na formação cultural de um povo.O tema
 tem que ter clareza, objetividade, argumentação plausível, capaz de um 
convencimento público e julgador, pois a comunicação com o público serve
 de termômetro para o julgamento, e não de influência no critério do 
julgador.O repertório musical, obrigatoriamente, tem que estar 
justificado e de acordo com a temática, e justificado. Assim como tudo o
 que for apresentado pelo grupo.CONSIDERAR:- Proposta fora da sinopse.- 
Falta de argumentação.- temas que não obedeceram aos critérios.- 
possível erro na execução, no embasamento.
10º: DANÇAS
“Feche os olhos e sinta o seu corpo. Percorra-o em toda a sua 
extensão, desde o dedão do pé até os fios de cabelo. Viaje entre os 
músculos e nervos, perceba como eles trabalham para tornar reais os 
movimentos programados pelo cérebro. Sinta a sua energia vital, o pulsar
 de seu coração, o ritmo da sua respiração, o movimento do diafragma 
quando o ar entra e sai do seu organismo. Você está vivo! (Cínthia 
Ceribelli, autora do livro DANÇA: BEM-ESTAR E AUTOCONFIANÇA).As danças, 
assim como todos os outros quesitos, têm que obedecer a ordem do tema. 
Tudo o que for apresentado pelo grupo, tem que estar dentro desse 
quesito que é o pai de todos.Danças são movimentos do corpo, 
coreografados e evolutivos, sem excesso de repetição. Mas não esqueça 
que esses movimentos obedecem regras.Nas evoluções e coreografias das 
danças, tem que ser observados o sincronismo, a criatividade, a 
musicalidade adequada, grau de dificuldade dos movimentos, a 
interpretação, a expressão, o sentimento, a diversidade, o desempenho, o
 alinhamento (muito importante), a suavidade, a sensualidade, postura 
(comportamento do corpo), elegância e atitude.É importante observar cada
 detalhe na hora da execução dos movimentos, principalmente braço, perna
 e cabeça, tudo tem que estar perfeito de acordo com a proposta. As 
danças, mesmo não sendo executadas por profissionais, não podemos 
esquecer que as regras têm que ser obedecidas, já que existe uma disputa
 pela melhor execução.Obs: Apesar de estarem incluídos na dança (que é o
 movimento do corpo), os passos de quadrilha não estão incluídos nesse 
quesito, e sim, no quesito específico.
CONSIDERAR:- Possíveis tropeços; erros de execução.Passos de quadrilha não estão incluídos nesse quesito.
Texto: Heraldo Almeida 

Boa Noite, muito bom esse seu manual, serve tanto para jurados e para os brincantes, achei bem explicativo e bem dinâmico, esta de parabéns! Vou aguarda a próxima atualização! Tenha uma boa noite!
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