QUESITOS DE JULGAMENTO DOS FESTIVAIS DA CULTURA JUNINA AMAPAENSE
Foto: Armstrong Souza
Quadrilheiro Junino Heraldo Almeida
Em 2011, a convite da Secretaria de Cultura do Amapá(Secult), com a aprovação da LIGAJAP, fui convidado para apresentar uma nova proposta do manual do julgador, dos concursos das quadrilhas juninas, com as regras dos quesitos, de acordo com as técnicas exigidas, pois o que estava sendo utilizado, há anos, não atendia mais as necessidades do nível dos projetos.
Hoje, tomei a liberdade, com a autorização do presidente Rony Oliveira, da Liga Independente dos Grupos e Associações Juninas do Amapá(LIGAJAP), de postar aqui, o manual do julgador, para compartilhar com os quadrilheiros juninos, pois, chegamos a conclusão de que cerca de 90% deles, principalmente dos dançarinos, que são os que executam os projetos(dançando), desconhecem as regras, o que vem comprometendo no resultado dos concursos, chegando a prejudicar o grupo, durante as apresentações, e sem esse conhecimento, eles não sabem os seus direitos e deveres. Somente os jurados são treinados, todo ano, e os quadrilheiros juninos nunca receberam treinamentos e nem as orientações técnicas dos quesitos.
Observe a cada detalhe, estude, interprete e discuta com seus amigos de grupo, pois o objetivo é esclarecer as dúvidas, assim o espetáculo fica mais competitivo. Boa sorte.
1º: MARCADOR
É o principal responsável em subsidiar a comissão julgadora de tudo o
que o grupo está proposto a apresentar. Ele é fio condutor da temática
que leva a energia necessária aos outros quesitos e abastece os
julgadores. Para conseguir um bom desempenho o marcador tem que ter
total domínio das ações, apresentando o grupo ao público com muita
convicção, conhecimento, postura, estilo próprio, dinâmica,
objetividade, segurança, criatividade, bom posicionamento dentro do
espaço físico (sem prejudicar o desenvolvimento do grupo), e domínio de
todo o projeto que está sendo apresentado.Marcador é o nome do quesito,
mas com a evolução da quadra junina, ele é uma espécie de apresentador
de tudo o que o grupo está apresentando.O marcador se utiliza ou não do
recurso de microfones. Ele pode marcar por gestos, sinais, elementos
cenográficos (objetos), mas a grande maioria utiliza o microfone como
principal instrumento de comunicação, para isso é de fundamental
importância que ele tenha uma boa oratória, poder de improvisação (se
for o caso), mas sem deixar claro, principalmente para o júri, possíveis
ou eventuais equívocos. Esse recurso expressa o conhecimento, sabedoria
e inteligência do marcador, e é por isso que ele tem que ter total
domínio de todas as ações do grupo.Nada impede o marcador de dançar com o
grupo ou só, mas não é obrigatório. É permitido que ele se apresente
com performances, desde que isso não prejudique o andamento evolutivo do
grupo, pois a função do marcador é outra, marcar e apresentar dentro de
uma proposta, mas esses recursos (performances) têm que estar dentro da
proposta.A indumentária do marcador tem que estar totalmente de acordo
com o tema, pois ele é um personagem dentro de uma proposta, logo será
avaliada, analisada e julgada pelo júri do quesito que ele defende.
CONSIDERAR:- A possível queda do microfone e de qualquer outro
elemento a ser utilizado por ele como: Chapéu, arranjos, adereços da
indumentária e performances (com possíveis efeitos
cênicos).DESCONSIDERAR:- A possível falha na sonorização, principalmente
no microfone, falta de energia elétrica, dançar ou não.- A utilização
do uso de papel como recurso para leitura da proposta.
2º: CONJUNTO
Nos concursos de quadrilhas juninas, conjunto é o todo, é a união dos
elementos apresentados pelo grupo de forma harmoniosa, em consonância
com a temática, com várias observações no comportamento geral do grupo
como: A formação do grupo nas evoluções das danças, passos de quadrilha,
sincronismo e harmonia das músicas com a execução dos movimentos dos
dançarinos, indumentárias padronizadas e completas e a uniformidade de
todos os quesitos.
O perfeito entrosamento e execução dos quesitos proporciona um melhor entendimento do que é Conjunto.
Quando um dançarino(a) se apresenta sem a sua outra parte, chamada de
par, meu cavalheiro ou a minha dama, que forma um casal, ou seja,
sozinho, esse elemento quebra o conjunto e a harmonia do grupo.
A Indumentária, por exemplo, tem o seu conjunto que é composto de
todos os elementos (adereços), de acordo com o que é representada dentro
da temática, e se isso não ocorre o Conjunto da proposta está sendo
prejudicado. Assim como os demais quesitos que necessitam estarem em
perfeito entrosamento para se cumprir e se ter um bom Conjunto.
CONSIDERAR:- Cavalheiro sem a sua dama ou vice versa, a não ser que
isso esteja no projeto e seja justificado. (quebra da harmonia e do
conjunto).- A desarmonia do grupo em sua execução.-A queda de qualquer
elemento durante a apresentação (principalmente da Indumentária), cênica
e outros. Tudo tem que estar perfeito.- A possível falta de domínio do
espaço, compromete o conjunto do grupo.- A falta de sincronismo na
execução das evoluções.- O possível desmaio de dançarino(a), durante a
apresentação, quebra o conjunto.
DESCONSIDERAR:- Eventuais panes na sonorização e outras necessidades de ordem técnica.
3º: MISS CAIPIRA
Miss Caipira é considerada a mulher mais importante do grupo, em
todos os sentidos, é aquela que deve dançar mais e a que ocupa o lugar
de destaque no grupo. Todas as suas atitudes, assim como sua
indumentária, terão que estar de acordo e dentro da proposta temática.
Em alguns momentos a Miss caipira é quem conduz as evoluções e as
coreografias do grupo, começo meio e fim, mas isso não é
obrigatório.Algumas regras devem ser obedecidas pela Miss Caipira e que
são de fundamental importância para garantir sua boa apresentação e seu
bom desempenho, de acordo com os princípios básicos da dança e com a
temática proposta como: Coordenação motora, estilo, ritmo, sincronismo,
alinhamento, segurança, elegância, desembaraço, simpatia, criatividade,
atitude, leveza e domínio do que está sendo apresentado. Cada um desses
pré-requisitos é de responsabilidade de cada Miss Caipira, ela tem que
vir preparada para receber a idéia do coreógrafo.De acordo com a
proposta de cada grupo, a Miss Caipira faz sua apresentação em dois
momentos OU NÃO: Um individualmente e o outro com o grupo durante os
trinta minutos regulamentares. Durante toda a apresentação ela está
sendo minuciosamente observada pelo(s) jurado(s) do quesito. Sua
apresentação individual não é uma obrigatoriedade, uma regra, e sim,
fica a critério de cada proposta.Assim como o Marcador, a indumentária
da Miss Caipira, também, tem que ser avaliada, analisada e julgada pelo
jurado do quesito.O excesso nos movimentos do corpo, expressão facial e
saltos desnecessários, podem prejudicar o desenvolvimento da Miss
Caipira e ferir as regras da dança, principalmente na sua apresentação
individual, pois é necessário definir coreografia de evolução. Já ficou
entendido que a Miss Caipira tem como principal requisito, a nobreza.
Ela é lorde, a princesa da corte, o símbolo maior de uma quadrilha
junina, por isso que foi a escolhida para ocupar o trono, por ser a mais
bela.A sua função e o seu papel, dentro do grupo é de fundamental
importância, pois é ela quem defende, sozinha, um único quesito. Sendo
assim, não pode e nem deve promover deslizes, como o improviso durante a
sua apresentação, pois esse é considerado o seu maior crime. E só para
ilustrar, o improviso é o princípio do erro.
CONSIDERAR:- A eventual queda de qualquer elemento utilizado na
apresentação da Miss Caipira (adereço, arranjo, peça da indumentária,
sapato, se houver, e outros).- Improviso na excussão coreográfica e na
evolução da dança, a insegurança na apresentação.-- A má utilização dos
elementos cênicos (se houver).- Possíveis tropeços, escorregões, quedas.
DESCONSIDERAR:- A eventual pane na sonorização e a falta de energia elétrica, e qualquer outro problema de ordem técnica.
4º: INDUMENTÁRIA
A Indumentária, assim como tudo o que é apresentado nos concursos de
quadrilhas juninas, é a roupa, a peça, vestuário e o uniforme que será
vestido por todos os que fazem parte do grupo e que tem que estar de
acordo com a temática. Ela tem que ter a clareza dos elementos
utilizados, das peças, combinação de cores, efeito visual, plasticidade,
impacto, riqueza e principalmente a criatividade, que independe de
qualquer material, seja de valor oneroso ou não (mais econômico). Todos
fazem com que a Indumentária esteja completa. Mas, se mal elaborada e
usada, pode vir a prejudicar na sua avaliação. É importante frisar que
as avaliações são técnicas e por serem, é necessário que sejam
observadas e exigidas suas regras. Pois, a arte não comete nenhum
crime.A indumentária é a parte ilustrativa do espetáculo, ela vai dar
vida a cada integrante, personalizando melhor os elementos.O efeito
visual da Indumentária é reflexo da boa harmonia dos elementos
utilizados pelo estilista, na composição e confecção da obra. Quando
esses elementos aparecem de maneira satisfatória aos olhos da arte, aí
ficou entendida a proposta e a aplicação desses elementos. Isso se chama
criatividade.As quadrilhas juninas apresentam diversas indumentárias (e
todas devem ser apresentadas dentro da temática). A Indumentária da
Miss Caipira, dos casais destaques, do quadrilhão (aqueles que não são
destaques, mas que estão de acordo com a proposta), a do Marcador e ou
das participações especiais (se houver). Em todo esse conjunto de
Indumentárias tem que ser observado, minuciosamente, cada detalhe, que
com certeza fará a diferença em sua avaliação. A indumentária, além de
tudo isso, tem que ser uma festa para os olhos de quem ver.
CONSIDERAR:- A possível queda ou desmanche de qualquer parte de
elementos da Indumentária. Ela tem que estar completa, intacta do começo
ao fim da apresentação do grupo, para receber sua avaliação.- A falta
de criatividade, de conhecimento na cromática das cores.
DESCONSIDERAR:- Qualquer manifestação de ordem técnica da sonorização, durante a apresentação do grupo.
5º: PASSOS DE QUADRILHA
Os Passos de Quadrilha podem ser tradicionais ou estilizados. A
maresia, serrote, grande roda, túnel e outros, receberam algumas
modificações na sua maneira de executar, ficaram mais criativos com a
inclusão de alguns elementos cênicos, teatrais, ficaram mais atrativos,
mais espetaculares, com mais efeitos visuais nas evoluções, e receberam
novas formas geométricas (desenhos), o que proporcionou uma melhor
estética. Os Passos de Quadrilha tradicionais, não deixaram de existir e
nunca deixarão. A valorização e o respeito com a essência permanecem e
continuarão eternamente. A mudança está na forma de executar os
movimentos. A criatividade entrou em cena e transformou os “Passos de
Quadrilha” em espetáculo, tomando conta e obrigando a evolução do
quesito.Como são evoluções e não coreografias, os Passos de Quadrilha,
também necessitam de regras e técnicas para suas execuções evolucionais:
O serrote não pode ser desenvolvido com as mãos soltas, o túnel tem que
estar totalmente coberto (com as mãos ou com outros elementos), com
isso, a maneira de executar pode ser diferente (formas), mas o que não
podemos permitir é que os grupos modifiquem o que foi criado e que até
hoje é necessário que permaneça, a criatividade na excussão está fazendo
a diferença na estilização. Novas evoluções e movimentos, com
“desenhos” diferentes, foram incluídos no quesito, mas os tradicionais
permanecem. O que tem que ser observado, além das novidades, é a
perfeição, criatividade nos desenhos, nos movimentos e na execução das
evoluções, sem ferir a regra.Muitas quadrilhas juninas executam os
Passos de Quadrilha sem as músicas que serviram de referência, mas isso
vai de cada proposta, desde que se justifique na sinopse e esteja na
temática. Mas, a origem junina não pode ficar olhando do lado de fora
sem participar da festa, que também é sua. Ela não pode ficar e nem deve
ser esquecida.A utilização de adereços na execução dos Passos de
Quadrilha, com novos movimentos, deu maior visibilidade, dinamismo e
riqueza na maneira tradicional da evolução.É necessário que o julgador
do quesito observe no projeto (planta baixa), se está justificado e
quais os Passos de Quadrilha que o grupo está se propondo a
executar.Exemplo: Um determinado grupo justificou, em sua planta baixa, e
disse que vai executar apenas o serrote e o túnel, e outro grupo, um
número maior. Os dois estão corretos, mas tem que justificar e informar o
que será apresentado.Portanto, avalie e julgue o que está sendo
apresentado pelo grupo e não o que ele deixou de apresentar, mesmo
sabendo que existem inúmeros Passos de Quadrilha, pois cada grupo tem o
seu projeto.
CONSIDERAR:- A possível falta de conclusão dos movimentos.- A
possível quebra na evolução dos Passos de Quadrilha.- A não execução
correta dos Passos de Quadrilha.DESCONSIDERAR:- Qualquer problema
técnico com a sonorização e a falta de energia elétrica, durante
execução dos Passos de Quadrilha.
6°: HARMONIA DE PASSOS E EVOLUÇÃO
São dois quesitos com características parecidas, num só. Um está
casado com o outro. A harmonia de Passos é o perfeito entrosamento do
que está sendo tocado (música) com os movimentos do corpo em plena
execução (coreografias, danças e evoluções), em pleno sincronismo. Corpo
em movimento e música, juntos, formam uma perfeita harmonia de passos e
evolução, colocando ordem entre as partes desse todo. Já a evolução,
também obedecendo a ordem do canto, é a constante movimentação
harmoniosa do grupo.São através da harmonia de passos e da evolução que
se detecta as perfeitas aplicações dos movimentos ou se detecta os
possíveis erros. Portanto, o sincronismo e a clareza das interpretações
evolutivas têm que caminhar juntos, sem quebrar a seqüência e obedecendo
as regras.A falha de um brincante, na execução de um movimento, fica
visível a sua desarmonia com o grupo, pois como já anunciamos, a
harmonia dos passos e da evolução tem que estar uniforme durante toda a
apresentação do grupo.Corpo em ação, movimentos iguais, gestos
padronizados, ritmo, interpretação e coordenação motora, são critérios
fundamentais para uma boa harmonia de passos e evolução.O quesito é
casado, como já falamos. Harmonia de Passos e Evolução, por isso, não
basta apenas a perfeição em um. É de extrema obrigatoriedade que os dois
sejam obedecidos. Isso é regra. Pois, nesse caso, eles caminham juntos.
CONSIDERAR:- A apresentação da harmonia dos passos sem a evolução, ou
vice versa.- Movimentos diferentes, dos dançarinos, na mesma
coreografia e evolução.- Qualquer descumprimento do que pede o
quesito.DESCONSIDERAR:- Qualquer problema de ordem técnica durante a
apresentação do quesito.
7º: CRIATIVIDADE
Criatividade é a habilidade para se pensar diferente. A capacidade de
ver o que ninguém viu antes. Quanto mais criativa for a idéia para a
realização do espetáculo, melhor será seu desenvolvimento
competitivo.Criatividade é o processo que resulta em um produto novo
e/ou satisfatório por um número significativo de pessoas dentro de uma
proposta, e a quadra junina está diretamente dentro desse contesto.
Em concurso de quadrilha junina, criatividade é tudo o que o grupo se
propõe a apresentar, obedecendo a temática, claro. A criatividade vem
desde a entrada, no momento em que o marcador inicia sua saudação, até a
saída do grupo.
A criatividade está presente em todos os momentos da apresentação, da escolha da temática a arte final da obra.
Adereços, cenografias, efeitos, formas, gestos, iniciativas,
atitudes, aplicação do material e confecção da indumentária, maneira de
dançar, coreografias, evoluções. Tudo serve de sustentação para que a
proposta seja criativa. Todos os elementos utilizados fazem parte da
criação do projeto.
Obs: Todo projeto tem que estar dentro da temática e jusificado, pois é ela quem diz como o grupo deve caminhar.
8º: ENTRADA E SAÍDA
É um quesito dividido em duas partes: A entrada e a saída do grupo,
início e fim da apresentação.A Entrada de uma quadrilha junina tem que
ser impactante, eletrizante, empolgante, alegre, de forma harmoniosa,
evolutiva e emocionante.É o cartão postal do grupo, é ela quem diz como a
quadrilha vem. Ela vem pedindo passagem, saudando o público e a
comissão julgadora.A saída é a despedida do grupo. Ela vem mostrando a
satisfação do dever cumprido, do grupo ter realizado com sucesso o seu
projeto. De ter deixado claramente a mensagem que o tema propôs.Assim
como a entrada, a saída tem que causar impacto, empolgação, contagiante,
harmoniosa nas evoluções, alegre. Com a certeza de ter deixado saudade
pela brilhante apresentação.Tem que ter clareza do que a proposta quer
dizer e no que está sendo executado. Tem que ter objetividade.Tudo o que
é apresentado na entrada e na saída do grupo, faz parte do projeto e
por isso tem que estar incluído na temática.Como todas as entradas e
saídas seguem a temática, alguns grupos podem executar de maneira
diferente dentro da proposta, mas os critérios são os mesmos.
9º TEMA
Ele é o pai, o conselheiro, o autor, o responsável por toda idéia
apresentada. É ele quem autoriza tudo o que deve ser feito. É o ponto de
partida para tudo o que o grupo se propõe a realizar.Todos os outros
quesitos devem obediência a ele, sem exceção. Antes de se pensar em
realizar qualquer ação, ele deve ser consultado. É ele quem autoriza o
Marcador a realizar o seu trabalho, o estilista a desenvolver e
confeccionar os figurinos e indumentárias, o coreógrafo a criar os
movimentos da dança, evolução, passos de quadrilha, entrada e saída,
ensaiar a Miss Caipira e a escolha das músicas. Todas as ações têm que
ser rigorosamente autorizadas por ele. Nada pode ficar fora do que o
senhor Tema idealizou.O tema é o fio condutor, o dínamo que vai levar
energia aos outros quesitos, sem essa energia nenhum quesito terá a
luminosidade, ou seja, o enriquecimento artístico para o espetáculo.Cada
grupo tem a obrigatoriedade de apresentar a sinopse, que é o grande
roteiro que vai orientar e dar a base necessária para um julgamento
dentro da proposta do grupo.O tema é universal, desde que leve uma
proposta coerente, que vá somar com o enriquecimento cultural de uma
sociedade. Ele tem que contribuir na formação cultural de um povo.O tema
tem que ter clareza, objetividade, argumentação plausível, capaz de um
convencimento público e julgador, pois a comunicação com o público serve
de termômetro para o julgamento, e não de influência no critério do
julgador.O repertório musical, obrigatoriamente, tem que estar
justificado e de acordo com a temática, e justificado. Assim como tudo o
que for apresentado pelo grupo.CONSIDERAR:- Proposta fora da sinopse.-
Falta de argumentação.- temas que não obedeceram aos critérios.-
possível erro na execução, no embasamento.
10º: DANÇAS
“Feche os olhos e sinta o seu corpo. Percorra-o em toda a sua
extensão, desde o dedão do pé até os fios de cabelo. Viaje entre os
músculos e nervos, perceba como eles trabalham para tornar reais os
movimentos programados pelo cérebro. Sinta a sua energia vital, o pulsar
de seu coração, o ritmo da sua respiração, o movimento do diafragma
quando o ar entra e sai do seu organismo. Você está vivo! (Cínthia
Ceribelli, autora do livro DANÇA: BEM-ESTAR E AUTOCONFIANÇA).As danças,
assim como todos os outros quesitos, têm que obedecer a ordem do tema.
Tudo o que for apresentado pelo grupo, tem que estar dentro desse
quesito que é o pai de todos.Danças são movimentos do corpo,
coreografados e evolutivos, sem excesso de repetição. Mas não esqueça
que esses movimentos obedecem regras.Nas evoluções e coreografias das
danças, tem que ser observados o sincronismo, a criatividade, a
musicalidade adequada, grau de dificuldade dos movimentos, a
interpretação, a expressão, o sentimento, a diversidade, o desempenho, o
alinhamento (muito importante), a suavidade, a sensualidade, postura
(comportamento do corpo), elegância e atitude.É importante observar cada
detalhe na hora da execução dos movimentos, principalmente braço, perna
e cabeça, tudo tem que estar perfeito de acordo com a proposta. As
danças, mesmo não sendo executadas por profissionais, não podemos
esquecer que as regras têm que ser obedecidas, já que existe uma disputa
pela melhor execução.Obs: Apesar de estarem incluídos na dança (que é o
movimento do corpo), os passos de quadrilha não estão incluídos nesse
quesito, e sim, no quesito específico.
CONSIDERAR:- Possíveis tropeços; erros de execução.Passos de quadrilha não estão incluídos nesse quesito.
Texto: Heraldo Almeida
Boa Noite, muito bom esse seu manual, serve tanto para jurados e para os brincantes, achei bem explicativo e bem dinâmico, esta de parabéns! Vou aguarda a próxima atualização! Tenha uma boa noite!
ResponderExcluir